
A diferença é sutil e, geralmente, confundem-se como sendo sinônimos. A compensação da agulha magnética refere-se ao processo de corrigir as influências magnéticas locais (por causa dos metais ou equipamentos eletrônicos da embarcação) sobre a bússola magnética. Isso é feito geralmente por meio de ímãs ou ferro doce posicionados ao redor da bússola para minimizar os efeitos magnéticos.
Já o ajuste da agulha magnética, é um sentido mais amplo, pois inclui a compensação, e também, a verificação e o registro dos desvios residuais. Para isto guina-se a embarcação em vários rumos e compara a leitura da bússola magnética com o rumo real conhecido, criando assim uma tabela e curva de desvios.
O Perito em Compensação de Agulhas Magnéticas é o profissional habilitado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e homologado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para exercer a atividade. É o técnico responsável por fazer: a compensação, o ajuste e a Certificação da bússola magnética em conformidade com DHN-0108 e ISO-25862 se própria para o uso. Esta atividade profissional é regulada no Capítulo 17 da NORMAM-201/DPC. Mais informações consulte aqui!
Não é exigido. Porem deve-se ter o Certificado de Exame de navegabilidade. Este certificado o perito atesta a verificação das funções operacionais da bússola se estão em conformidade com a DHN-0103 e IS0-25862, própria para o uso. Recomenda-se fazer anualmente.
Nosso Certificado de Exame de Navegabilidade é bilíngue (português e ingles) e emitido após a realização do serviço.
Certificado de Compensação de Agulha Magnética é o documento oficial, DHN-0108, emitido por um perito homologado pela Autoridade Marítima, que certifica que a bússola magnética está em conformidade com às exigências técnicas da ISO-25862 e que a bússola está ajustada. Basicamente este documento deve ter as caracteristicas técnicas da bússola, as medidas e posições dos compensadores e o resultado do ajuste com a tabela e curva de desvio. Deve ter a assinatura do perito e do comandante. Nosso certificado é bilíngue (português e ingles) e emitido após a realização do serviço. Mais informações consulte aqui!
Para as embarcações:
a) mar aberto e embarcações SOLAS validade 1 ano, Anexo 10-B da NORMAM-201;
b) interior, com AB maior ou igual a 500, validade 2 anos, 4.3.1. da NORMAM-202; e
c) esporte e recreio, igual ou maior 24 metros, validade 2 anos (se não for navegação mar aberto), 4.19.1. da NORMAM-211.
Mais informações consulte aqui!
O tempo para realizar a operação de compensação e o ajuste da agulha magnética, geralmente, é uma hora. Mas dependendo: do tipo da embarcação, do modelo da bússola, das condições do mar e o grau de desvio, este tempo pode aumentar. Mas nós ainda fazemos a manutenção preventiva, um cuidado adicional para maior longevidade da bússola magnética. Mais informações consulte aqui!
O custo para ajustar e certificar a bússola magnética varia conforme o tipo de embarcação, o modelo da bússola e a localidade. Mais informações consulte aqui!
A compensação da agulha magnética deve ser realizada quando ocorrer:
a) grandes reparos ou alterações na estrutura da embarcação;
b) instalar ou alterar instralações elétroeletrônicas e/ou de ferro nas imediações da agulha;
c) transportar carga de natureza magnética;
d) a embarcação ter sido rebocada;
e) permanecer por mais de seis meses atracada na mesma proa e cais;
f) seus desvios excederem 3 graus; e
g) vencer o prazo de validade.
Mais informações consulte aqui!
Não.
Apesar dos avanços de novas tecnologias de orientação, o Receptor GPS é um equipamento eletrônico, portanto ele necessita de uma fonte de energia eletrica para o funcionamento. A bússola magnética porem é independente de qualquer suprimento de energia, funcionando apenas com o magnetismo do planeta Terra. Ainda, a bússola magnética, indica o azimute em tempo real e o Receptor GPS não. Isto ocorre porque o Receptor GPS indica o rumo em função da posição que a embarcação se encontrava anteriormente e sempre estará atrasado com a proa real. Por isto que a bússola magnética também é um instrumento fundamental para determinar o risco de colisão, identificando a marcação de uma embarcação em aproximação conforme a regra 7 da COLREG-72/IMO (Convenção sobre o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar, 1972). Importante firmar que navegar exige precisão e navegar com presição é segurança.
Mais informações consulte aqui!
Não. Mas recomendo a RPS Eletronics para esse serviço. Fale com Sr. Stephan.
Longo período de exposição direta à radiação solar vai desmagnetizando, dia a dia a Agulha, pois a temperatura interna vai aumentar e fazer os átomos do material magnético ficarem desordenados, sem direção e perdendo, de forma lenta e gradativa, o seu magnetismo e assim a Agulha não indicará mais o Norte. Portanto, mantenha a capuchana fechada, pois evitará a incidência direta da radiação solar, aumentando assim a vida útil da Agulha Magnética. Mas as bússolas magnéticas são fabricadas para suportar -30° até +60°C conforme a ISO-25862. Mais informações consulte aqui!
Não! Ao instalar uma bússola na embarcação, a Linha de Fé deve fica no sentido longitudinal da embarcação, alinhada com a proa e visível a quem pilota. Assim quando guinar a embarcação na linha de fé vamos ter a leitura do ângulo referente ao norte magnético (azimute) que será o rumo magnético da embarcação. Parece que é a bússola que gira, mas é a embarcação. A bússola estará sempre indicando o norte magnético.
Está com inclinação, pelo que compreendi. Vejamos:
a) Pode ser alteração do campo magnético próximo a ela, por exemplo, o radio. O ímã do altofalante pode estar interferindo movendo ela para baixo.
b) Quando você comprou esta bússola especificou que era para navegar no litoral do Brasil?
Então quando comprar uma bússola no exterior, principalmente pela internet, é bom saber se ela foi fabricada para navegar na sua região. Lembre-se que o Brasil tem a maior parte do seu território no hemisfério sul e alguns fabricantes tem suas especificações para cada região do globo.
Perguntas se:
_ Qual o material que é feito o casco da embarcação?
_ Esta embarcação reúne muitas peças de ferro ou aço?
Então, geralmente, as pequenas embarcações são feitas de alumínio, fibra ou outro material não ferromagnético e reúne poucas peças de material ferrosos na palamenta. Logo se a sua embarcação ter estas características não corre o risco de ser magnetizada pela indução do campo magnético da Terra e descompensar a agulha.
Mas atenção: é diferente nas embarcações de casco de aço ou que reúnem muitos ferros a bordo, pois o magnetismo do planeta Terra formará um magnetismo induzido neste material ferroso que desviarão a bússola.
Se a temperatura não ultrapassar +60°C; e se o fabricante atender a Norma que orienta o padrão para pequena embarcação, essa bússola certamente não perderá suas propriedades. Geralmente as capas são lonas que permitem o suspiro. Mais informações consulte aqui!
Se for removível facilmente, faça.
Mas atenção:
a) retirando a bússola deve guardá-la em um local longe de qualquer material com magnetismo. Armário de liga de ferro ou aço: nunca !
b) No transporte não mexer, por curiosidade ou descuido, em dois pequenos parafusos (um a ré e outro para boreste da bússola) eles são os corretores internos de ajuste, se o fizer faça com sobriedade.
Não. Onde faz manutenção em bússola de geólogo, e tem seus acessórios, é na GEOLOGIA BR. Fale com Sr. Matheus.
Não se fabrica mais bússolas para o uso náutico com um ponteiro para indicar a direção. O ponteiro foi substituído pela própria rosa dos ventos (Compass Card). Neste tipo de bússola a leitura é direta, facilitando visualizar o rumo colimado. Por exemplo os modelos CP-201S da Optronics e o B-51 Explorer da Ritchie, são de leitura direta.
Um cliente trouxe-me uma bússola para restaurar, mas com esse problema. Onde consegui retirar o parafuso, com destreza e cuidado para não danificar toda a peça, foi no KALAMAR. Converse com o Sr. Maurício.
Sua bússola provavelmente tem um vazamento muito pequeno. Quando você observa a bolha de manhã, sua bússola está fria e o fluido que está faltando causou a formação de uma bolha. À medida que a temperatura vai aumentando, o fluido se expande, aumentando o volume e fazendo a bolha desaparecer. Mas observe, se a bolha for aumentando dia a dia é aviso para manutenção.
Não! Mas onde se faz costura náutica e capas para bússola magnética é na Sapataria Neris. Fale com o Sr. Neris.
A resposta é uma questão levantada no livro Agulha Magnética: um guia prático. Prestigie, leia o ebook!